Uma conquista inédita que une ciência, gestão pública e compromisso social.
Entre os dias 12 e 18 de outubro, o estado promoveu a primeira edição da Semana, instituída pela Lei nº 19.417/2025 — um marco nacional na construção de políticas públicas voltadas à qualidade de vida das pessoas com dor crônica.

Essa conquista é resultado direto da articulação do CREFITO-10, liderada pelo presidente Dr. André Cruz, que levou à ALESC a proposta inspirada no projeto “Brasil sem Dor”, da SBED, representada pela Dra. Juliana Barcellos.
Dr. André Cruz, presidente do CREFITO-10:
“Esse é o exemplo de que o trabalho conjunto é assertivo e quem se beneficia é a população. Quando o CREFITO-10, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor e o Parlamento Catarinense se unem, nascem frutos concretos, como esta Semana , um marco inédito que mostra que, quando ciência, gestão pública e compromisso social caminham juntos, quem ganha é a sociedade. Santa Catarina é o primeiro estado da Federação a aprovar uma lei como essa.”
O CREFITO-10 também enviou ofício às 295 câmaras municipais de SC, incentivando que cada município realizasse ações locais durante a Semana, ampliando o alcance da mobilização em todo o estado.
Um marco para a saúde pública catarinense
Os eventos ocorreram em diversas cidades e culminaram, no dia 17, em um ciclo de palestras e mesas-redondas na ALESC, profissionais de diferentes áreas para discutir o tratamento da dor crônica sob uma abordagem multidisciplinar e centrada no paciente.
Dra. Juliana Barcellos, representante da SBED:
“O clima foi de integração, respeito e propósito comum. Em cada fala, ecoava a mesma mensagem: a dor crônica exige empatia, ciência e trabalho em conjunto. A Semana Catarinense mostrou que, quando diferentes saberes se unem em torno do mesmo ideal, o cuidado ganha voz, rosto e resultado.”
O CREFITO-10 agradece a todos os participantes que contribuíram para essa semana histórica, um passo que consolida Santa Catarina como referência nacional no enfrentamento da dor crônica e na promoção do cuidado humanizado.
Ascom – CREFITO-10
22 de outubro de 2025