O Programa Avança Terapia Ocupacional, instituído pelo CREFITO-10 como estratégia de expansão e interiorização da formação superior em Terapia Ocupacional no estado de Santa Catarina, acaba de alcançar um marco expressivo: a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), deu início à elaboração do projeto pedagógico para a criação do curso de graduação em Terapia Ocupacional em Florianópolis.

O avanço foi resultado direto da articulação institucional promovida pelo CREFITO-10, por meio de seu presidente, Dr. André Cruz, que também preside o comitê gestor do programa. A proposta foi apresentada formalmente à Reitoria da universidade, que prontamente reconheceu sua relevância pública e educacional.

“A Reitoria concordou com os argumentos do CREFITO-10, que se baseiam principalmente nas demandas crescentes dos municípios de Santa Catarina para atender questões de acessibilidade nas escolas e no serviço público, e nos deu sinal verde para iniciarmos a preparação do projeto pedagógico e realizarmos depois seu trâmite nas instâncias deliberativas do Cefid e da universidade”, afirmou a diretora-geral da Udesc Cefid, professora Suzana Matheus Pereira.

A reunião decisiva ocorreu no último dia 21 de julho e contou com a presença do reitor da Udesc, professor José Fernando Fragalli, da vice-reitora, professora Clerilei Aparecida Bier, e da professora Fernanda Romaguera dos Santos, que atuará como responsável pela elaboração do projeto pedagógico. A proposta é que o novo curso funcione no turno noturno, aproveitando a infraestrutura existente da graduação em Fisioterapia, cujas atividades se concentram nos períodos da manhã e da tarde.

A iniciativa está alinhada ao esforço do CREFITO-10 em responder a uma lacuna histórica na formação de Terapeutas Ocupacionais no estado. A expansão da oferta pública de cursos de graduação é um dos pilares do Programa Avança Terapia Ocupacional, que visa garantir a presença qualificada desses profissionais em áreas essenciais das políticas públicas, como saúde, educação, assistência social e justiça.

“O futuro da Terapia Ocupacional passa pela expansão do ensino público de qualidade. Com articulação, dados e compromisso, estamos construindo esse caminho”, destacou o presidente do CREFITO-10, Dr. André Cruz.

Durante a reunião, o CREFITO-10 esteve representado também pelos conselheiros Dra. Gisele Lima e Dr. Rafael Ferreira Borges, ambos Terapeutas Ocupacionais, além da assessora geral da Autarquia, Carla Bacila Sade.

A professora Suzana Matheus Pereira ressalta, no entanto, que a efetivação do novo curso dependerá de procedimentos internos da universidade, como a ampliação do orçamento da universidade e a realização de concurso público para contratação de docentes e técnicos. “A implantação do novo curso somente ocorrerá se houver contratação de docentes e técnicos para o Cefid. Isso dependerá da ampliação dos recursos da Udesc, com necessidade, portanto, do aumento do duodécimo que a universidade recebe da receita líquida disponível do Estado, e da realização de concurso público”, enfatizou.

O CREFITO-10 seguirá acompanhando e apoiando os trâmites internos para que o novo curso se concretize e atenda com excelência às necessidades da população catarinense.