Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 31 de janeiro de 2018 | Número 419 |
1. Iniciamos 2018 com mais uma meta atingida, a criação da Delegacia Regional Oeste
Depois de instalar as 3 primeiras Secretarias Regionais do CREFITO-10, Secretaria Regional Norte – Joinville; Secretaria Regional Sul – Criciúma e Secretaria Regional Oeste – Chapecó, demos um importante passo no sentido de aprimorar as ações do CREFITO-10 na Região Oeste, e a partir de agora, temos um agente Fiscal sediado na em Chapecó, o que nos levou a mudar de Secretaria para Delegacia Regional Oeste.
Na prática, além de oferecer aos profissionais e à sociedade uma maior proximidade ao Conselho, com serviços de secretaria, a presença contínua da Fiscalização na região, proporcionará mais agilidade na resposta às denúncias recebidas e garantirá que a população tenha assegurados seus direitos de acesso aos serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de acordo com as normas vigentes.
Primeiros passos:
No último dia 24, o Presidente do CREFITO-10 reuniu-se com Delegados da Região, na Delegacia Regional Oeste, para apresentar a nova Agente Fiscal do CREFITO-10, que atuará na região Oeste de Santa Catarina.
Estiveram presentes:
Dra. Gisele - Delegada de Palmitos
Dr. Diogo Oro - Delegado de São Miguel do Oeste
Dr. Issislan Rossano Kuhn - Delegado de Concórdia
Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres - Diretora Secretária CREFITO-10
Dr. Sandroval Torres - Presidente CREFITO-10
Funcionária Lívia Figueiredo de Almeida Gonçalves
Agente Fiscal Cyntia Akemi Nagamine
Na oportunidade, o Presidente conversou com os delegados sobre o funcionamento da Delegacia Regional.
A Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos reuniu-se, nos dias 26 e 27 de janeiro, na subsede do Conselho Federal, em Curitiba, e, entre os principais temas debatidos, esteve a definição das linhas de ação da campanha de divulgação do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos – RNPF.
A campanha de divulgação objetiva promover conscientização sobre o uso do Referencial, ordenada pelo Sistema COFFITO/CREFITOs, tendo força e aderência em âmbito nacional.
Discutiu-se também a necessidade de formulação de diretrizes que atendam à estrutura de negociação conforme especificidades regionais.
De acordo com o Dr. Roberto Cepeda, presidente do COFFITO, a Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos, juntamente às comissões regionais, encontra-se num momento de maturidade organizacional, em que a união e a força política do Sistema COFFITO/CREFITOs firmam a valorização do Referencial Nacional em prol da identidade e da dignidade do fisioterapeuta.
O
evento contou com a participação dos integrantes da Comissão Nacional de
Procedimentos Fisioterapêuticos – CNPF, representantes do Sistema
COFFITO/CREFITOs e das Comissões Regionais de Procedimentos Fisioterapêuticos –
CRPF, da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO), da
Federação Nacional das Entidades Prestadoras de Serviços de Fisioterapia
(FENAFISIO), e da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB).
Estiveram presentes: Dr. Francimar Ferrari Ramos, CREFITO-1; Dra. Pepita Duran, CREFITO-1; Dr. Jorge Luis da Silva Nascimento, CREFITO-2; Dr. Leandro Lazzareschi, CREFITO-3; Dr. Luiz Fernando de O. Moderno, CREFITO-3; Dra. Cristiane Machado Pereira, CREFITO-4; Dr. Cesar Abs de Agosto, CREFITO-5; Dr. Ricardo Lotif Araújo – presidente do CREFITO-6; Dr. Paulo Henrique Oliveira, CREFITO-7; Dr. Francisco Hamilton Sens Junior, CREFITO-8; Dr. Sandroval Francisco Torres – presidente do CREFITO-10; Dr. Marcelino Martins – presidente do CREFITO -14, Dr. Antonio Anchieta Souza Filho, CREFITO-14; Dra. Eunice da Silva e Souza – presidente do CREFITO-15, Dr. Antonio A. Santo, CREFITO-15; Dr. Fernando M. Muniz Ferreira – presidente do CREFITO-16; Dra. Louise A. Romão Gondin, CREFITO-16; Dra. Iaponira Pimentel de Moraes, CREFITO-1; Dr. Ivan Ervilha Paletta de Cerqueira, CREFITO-4; Dra. Marlene Izidro Vieira, FENAFISIO; Dra. Tatiana Borges Serpa, AFB; e Dra. Vanda Cristina Galvão Pereira, ABENFISIO.
Fonte: COFFITO
3. Crefito-10 institui o Projeto Plenária com Pauta Aberta
Com o intuito de tornar a participação dos Profissionais Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas do Estado de Santa Catarina mais efetiva, aumentando a sensibilidade do CREFITO-10 aos verdadeiros anseios dos profissionais do estado, estamos dando início a mais uma ação que esperamos seja amplamente utilizada.
Estamos falando do projeto “Pauta Aberta”, que configura a oportunidade de todo profissional ter acesso ao órgão máximo de deliberação do CREFITO-10 ou seja a Plenária.
O funcionamento em síntese é bem simples e foi pensado para ser ágil, devendo seguir as seguintes etapas:
1- O profissional interessado em utilizar esse espaço, deve encaminhar e-mail para crefito10@crefito10.org.br colocando como assunto PAUTA ABERTA;
2- No corpo do e-mail, fazer uma descrição sobre o porquê entende que o tema destacado merece ser pautado para deliberação da Plenária do CREFITO-10, devendo quando for o caso, anexar a maior quantidade de argumentos que justifiquem e amparem sua solicitação;
3- Uma vez recebido, os temas serão levados a deliberação em Reunião Plenária, que poderá deliberar por incluí-los na pauta da Plenária subsequente ou solicitar maiores esclarecimentos seja ao solicitante, Câmaras Técnicas, Comissões ou outros órgãos quando for necessário;
4- Caso isso aconteça, o solicitante será informado do andamento de sua solicitação;
5- Caso seja aprovada a inclusão em pauta, será comunicado ao solicitante sobre o dia e horário da Plenária que deliberará sobre o tema solicitado, podendo o solicitante se assim entender, acompanhar a discussão e os encaminhamentos.
A próxima reunião Plenária do Crefito-10 acontecerá nos próximos dias 02 e 03 de fevereiro de 2018.
Sendo assim a partir de hoje os profissionais registrados no Crefito-10 poderão enviar sugestões de pontos de pauta a serem discutidos na referida Reunião Plenária do Crefito-10.
Contamos com sua efetiva participação, venha nos ajudar a fazer um Crefito-10 cada vez mais forte.
4. Confira o valor do CHF para o ano de 2018
Em atenção ao que diz a RESOLUÇÃO No - 482, DE 1o DE ABRIL DE 2017 que fixa e estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e dá outras providências, em seu Art. 13. “Os valores são precificados em reais, com reajuste anual, aplicando-se o valor acumulado ao ano do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - IPC/FIPE - Setor Saúde, e/ou outros que o substitua, respondendo às perdas inflacionárias no período, com data-base no dia 1º de janeiro”.
O Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos (CHF), fica com seu valor atualizado para o ano de 2018, passando 1 CHF valer R$ 0,56.
O anexo da resolução já com os valores atualizados por procedimento pode ser encontrado no site do CREFITO-10 através do link: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=57
Foi realizada, nos dias 26 e 27 de janeiro, na subsede do Conselho Federal, em Curitiba, reunião da Comissão Nacional do Referencial Nacional de Honorários da Terapia Ocupacional e, entre os principais temas debatidos, estiveram a definição das linhas de ação da Campanha de Divulgação do RNHTO e a conclusão da análise do Referencial, bem como atualização do Coeficiente de Honorários Terapêuticos Ocupacionais – CHTO.
A campanha de divulgação objetiva promover conscientização sobre o uso do Referencial, ordenada pelo Sistema COFFITO/CREFITOs, tendo força e aderência em âmbito nacional.
Participaram da reunião os integrantes da Comissão Nacional do Referencial Nacional de Honorários da Terapia Ocupacional, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, vice-presidente do COFFITO; Dra. Ana Rita Costa de Souza Lobo, conselheira do COFFITO, e Dr. Adriano Conrado Rodrigues, vice-presidente do CREFITO-3.
Fonte: COFFITO
6. Crefito-10 participou de Solenidades de Formaturas
FURB Blumenau – Representante do Crefito-10 Dr. Marcos Maximiliano Boscatto
Associação Catarinense de Ensino/ Fisioterapia – Representante do Crefito-10 Dr. Adriano Slongo
7. Campanha Permanente do Crefito-10 CONTRA o Ensino à Distância dos Cursos de Graduação na área da Saúde
8. Fator de Qualidade: Prestadores já podem preencher formulários
Já está disponível, no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das instituições representativas de prestadores de serviços de saúde, os questionários e formulários, que devem ser preenchidos até o dia 9 de março e servirão de base para a aferição do Fator de Qualidade (FQ).
O Fator de Qualidade é aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e definido pela ANS para o reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de saúde e prestadores de serviços. Deve ser utilizado apenas nos casos em que o contrato preveja livre negociação como única forma de reajuste e que as partes não cheguem a um acordo até os primeiros 90 dias do ano.
Todos os prestadores privados poderão responder os questionários, pois as informações obtidas também servirão de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS).
Ao final do período de apuração dos dados que compõem o FQ, a ANS divulgará a lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ no portal da reguladora.
Acesse o link https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=7680 e veja os questionários, os Critérios do Fator de Qualidade e para compartilhar a campanha nas mídias sociais.
FONTE: ANS, COFFITO
9. Eventos:
Evento Oficial da ABRAFIDEF.
Informações www.cbdermatofuncional.com.br
11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.
Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10