O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO-10 inaugurou no último dia 13 de agosto de 2015, a sua Secretaria Regional Norte, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, n.º 410 – sala 507 – Bloco B - Centro, Joinville/SC.
A abertura da primeira Secretaria Regional do CREFITO-10 afigura-se como mais um ato de concretização do plano de ações proposto pela atual administração, e tem por objetivo aproximar os profissionais e os cidadãos, gerando-lhes mais uma opção de contato e apoio.
A Secretaria Regional Norte já está em funcionamento e atenderá de segunda a
sextas-feiras das 08 às 12 e das 13 às 17 horas. Telefone para contato: (47)
3027.1412
Janaína Régis Pereira, funcionária do Crefito-10 em Joinville.
Diretoria do CREFITO-10
2. Crefito-10 realizará o I Encontro Unificado das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10
Entre a programação discutiremos o Panorama das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Santa Catarina; Temas Polêmicos em Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Panorama da Saúde Suplementar Frente às Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional e Fisioterapia: integração e limites das profissões; A Política das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil e Empreendedorismo em Saúde; O Futuro da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; Especialidades: Por quê? Para quê? E como tê-las?
Última oportunidade de inscrever-se. Inscrições: Gratuitas – Ainda restam vagas.
3. 30 horas - Município de São José do Cedro
O CREFITO-10 obteve mais uma vitória na luta pelo reconhecimento do direito dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais à jornada semanal máxima de trinta horas.
Desta vez, foi prolatada sentença na ação movida pelo CREFITO-10 contra o Município de São José do Cedro, determinando que o município respeite a jornada máxima de trinta horas para os profissionais, independentemente de previsão de jornada superior em lei municipal.
A decisão ainda é passível de recurso, mas, sem dúvida, é mais uma vitória. Seguiremos firmes em nosso propósito e, certamente, outras vitórias virão.
4. Vice-Presidente do Crefito-10 participa de evento na ALESC sobre os 40 anos da Bomba de Hiroshima
Deputado Estadual João Amin
Vice-Presidente do Crefito-10 Dr. Lourival Jaime Vieira Filho
A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira (14) o 1º Seminário Internacional dos Povos Surdos, que contou com participação de brasileiros, ingleses e alemães. O evento marcou a passagem dos 60 anos de fundação da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF) e possibilitou um diálogo em tempo real, via Skype, com membros da Associação de Surdos da cidade de Paderborn, na Alemanha.
A conversa em tempo real, assistida por dezenas de ouvintes e de surdos no auditório deputada Antonieta de Barros, somente foi possível com a intervenção de três interpretes. Os alemães têm uma língua de sinais própria, que era traduzida para a Língua de Sinais Internacional e esta, por fim, traduzida para o português falado. “Agradeço a tecnologia por nos propiciar este momento”, brincou Ralf.
O seminário foi realizado com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
60 anos da ASGF
No encerramento do seminário a presidente da ASGF falou sobre as lutas e
conquistas da associação que comemora 60 anos de fundação no dia 15 de agosto.
Sandra destacou que as atividades desenvolvidas na entidade têm como foco
principal a promoção dos direitos da pessoa surda, lutando pela acessibilidade
comunicativa e pela defesa da Libras. "É importante que as pessoas
entendam a importância da garantia dos nossos direitos e muitas vezes o que
falta é informação". Ela defendeu a associação como um espaço de
engajamento.
A presidente também destacou a Lei 13.016/2014, do governo federal, como um dos principais desafios da associação atualmente. A lei que ficou conhecida como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil deve passar a vigorar a partir de 23 de janeiro de 2016 e institui as normas gerais para as parcerias voluntárias envolvendo ou não transferência de recursos entre entes públicos e Organizações da Sociedade Civil (OSC).
6. Terapia Ocupacional na Saúde Mental
7. Crefito-10 participou de audiência pública na ALESC sobre Mortalidade Infantil
O CREFITO-10 – representado pela Dra. Priscila Peres Canto – participou nessa quinta-feira (13) de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina sobre Mortalidade Infantil. O evento foi presidido pela Deputada Estadual Ana Paula Lima - presidente da Comissão de Saúde.
Também participaram a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselhos Tutelares e o Comitê da Mortalidade Infantil. Da discussão, foram estabelecidos como encaminhamentos, entre outros, estratégias de enfrentamento da Mortalidade Infantil, incentivo ao parto humanizado, ampliação da assistência psicológica às mães e fortalecimento da rede de apoio e enfrentamento da Mortalidade Infantil.
8.Eventos 2015
Visite nosso site e garanta a sua presença: http://abrafidefjornada.wix.com/abrafidefjornada
Inscrições abertas: http://dev.wp.abrafin.webfactional.com/i-enafin-informacoes-e-inscricoes/
Ocorrerá no evento a Prova de Título de Especialidade do COFFITO/ABRAFIT – Fisioterapia do Trabalho
Informações: http://abrafit.fst.br/
9. O que é o SUAS?
O Sistema Único de Assistência Social -SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais.
Coordenado em SC pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
O Suas engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.
A gestão das ações e a aplicação de recursos do Suas são negociadas e pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite –CIB, cujos procedimentos são acompanhados e aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).
Comissão de Assuntos Internacionais do Crefito-10 composta por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais reuniu-se dia 14.08.15 na sede em Florianópolis com objetivo de tratar sobre o exercício profissional e a fiscalização das fronteiras em Santa Catarina.
A Comissão que foi empossada nesta data, tem como Presidente a Dra. Fernanda Guimarães Torres e como membros Dr. Lourival Jaime Vieira Filho, Dr. Marcos Maximiliano Boscatto e Dr. Paulo Henrique Eufrásio de Oliveira.
11.Coffito lança Novo Aplicativo traz lançamento de Cartilha de Valorização e Dignidade Profissional
Ferramenta facilita acesso e disponibiliza orientações sobre Saúde Suplementar
Mais modernidade, mais avanços e mais conquistas profissionais! A partir de agora, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais terão em suas mãos, e a apenas um clique de distância, uma nova ferramenta de acesso às informações do Sistema COFFITO/CREFITOs.
Acesse o link http://applink.com.br/coffito e baixe o aplicativo para smartphones.
Envie sua denúncia pelo e-mail: crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br