Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 16 de Dezembro de 2013 |
Número 221
|
Aos quatorze dias do mês de dezembro de dois mil e treze, no Majestic Palace Hotel, sito a Av. Beira Mar Norte, 2746 – Centro – Florianópolis – Santa Catarina, foi realizada a 65ª Reunião de Plenária do CREFITO-10, conforme convocação do Presidente, Dr. Sandroval Francisco Torres. Participaram da reunião os Conselheiros Efetivos e Suplentes, Delegados, Colaboradores, Procuradores Jurídicos e os Coordenadores Administrativo e Financeiro do CREFITO-10. Na pauta estavam entre outros assuntos Julgamento de Processos Éticos Disciplinares, Recondução e Posse de Delegados, Previsão Orçamentária e Planejamento para o exercício de 2014.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina assegurou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a aprovação do Projeto de Lei do Deputado Dado Cherem (PSDB) que concede benefícios adicionais às vítimas de queimaduras graves em Santa Catarina. Apresentado pelo parlamentar há quase dois anos, o PL partiu de uma demanda do cirurgião plástico Dilmar Leonardi, diretor da clínica CEPELLI e então presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
Dada a relevância e o ineditismo da iniciativa, os deputados derrubaram, por 32 votos a um, o veto imposto pelo Executivo, garantindo a aprovação da Lei que determina a oferta de tratamento gratuito a crianças e adultos com sequelas de queimaduras, incluindo a reabilitação física, cirurgia plástica reparadora, reabilitação psicológica, atendimento educacional especializado, transporte público gratuito e direito à vaga de estacionamento para portadores de deficiências.
“Hoje não há políticas públicas para promover a inserção social das vítimas de queimaduras, as quais carregam consigo o trauma psicológico, as marcas no corpo e, na maioria das vezes, ficam em condições de desigualdade para o mercado de trabalho”, afirma o Deputado Dado. “Se considerarmos que 2/3 das vítimas de queimaduras são crianças, essa Lei tem ainda mais mérito, pois abre caminho para a inserção social e laboral de quem, ao contrário, pode facilmente ser excluído do processo caso não receba um acompanhamento multiprofissional após o acidente”, destaca Dr. Dilmar Leonardi. “Essa Lei deveria ser referência para o resto do país”, completa.
Para efeitos de Lei, a reabilitação física compreende o tratamento cirúrgico integral, inclusive o estético, o fornecimento gratuito de cirurgias reconstrutivas com uso de tecnologias que envolvam substitutos cutâneos, malhas de compreensão, lâminas de silicone, órtese, prótese ou outros materiais necessários à melhora do quadro clínico ou cirúrgico, a assistência especializada prestada por equipe multidisciplinar composta por médicos cirurgiões plásticos com experiência comprovada na área de queimaduras, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, oftalmologistas, ortopedistas, neurologistas, clínicos gerais e enfermeiros, enquanto perdurar a necessidade, conforme critério médico e profissional.
Leia a matéria na íntegra: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1743
3. CREFITO-10 realizou reunião com os formandos do Curso de Fisioterapia da Unesc – Criciúma
CREFITO-10 representado pelo Dr. Rômulo Nolasco de Brito, Diretor Tesoureiro da entidade realizou reunião com os formandos do Curso de Fisioterapia da Unesc neste ultimo dia 10 de dezembro de 2013.
O CREFITO-10 lançou Campanha de Recuperação de Crédito, com o objetivo de regularizar a situação de profissionais que possuam débitos junto a autarquia.
Conheça nossas condições, entre em contato, peça uma simulação e com certeza verá que encontraremos a melhor forma de regularizar sua situação.
Não perca tempo, essa campanha é por tempo limitado.
Contatos por email: crefito10@crefito10.org.br
Contatos por telefone: 48-3225-3329 opção “5” (Tesouraria)
Dr. Rômulo Nolasco de Brito
Diretor Tesoureiro CREFITO-10
5. ATENÇÃO! Recesso de Final de Ano do CREFITO-10
PORTARIA CREFITO-10
Nº 19 /2013
O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO
ESTADO DE SANTA CATARINA – CREFITO-10, no exercício de suas atribuições, com
amparo na lei 6316/75.
RESOLVE:
Considerar Ponto Facultativo para os servidores do CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA – CREFITO-10, os dias 23, 24, 26, 27, 30 e 31 de dezembro de 2013 e 01 de janeiro de 2014.
Dr. Sandroval Torres
Presidente CREFITO-10
6. Curta a Página do CREFITO-10 no Facebook
Fique por dentro do que ocorre nas Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Acompanhe o CREFITO-10 pelo Facebook.
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais,
O CREFITO-10 disponibiliza a atualização de cadastro online.
Manter seus dados cadastrais atualizados é muito importante para que a nossa comunicação seja ainda mais eficiente além de ser um dever dos profissionais conforme os novos Códigos de Ética Profissional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional:
Artigo 3º - Para o exercício profissional [...] é obrigatória à inscrição no Conselho Regional da circunscrição em que atuar na forma da legislação em vigor, mantendo, obrigatoriamente, seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOS. (Resoluções COFFITO 424 e 425/2013)
Acesse o link http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=110 e atualize seus dados.
É simples, rápido e você ajuda as nossas profissões a serem ainda mais fortes.
8. Notícias do Conselho Nacional de Saúde - CNS
Oficina preparatória para a 4ª CNST é realizada com as Centrais Sindicais
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou dia 13 e 14, a 10ª Oficina Preparatória com as Centrais Sindicais para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A oficina terá quatro rodas de conversa durante os dois dias de realização com os temas As centrais sindicais e resgates dos encaminhamentos da 3ª CNST, Articulação da PNSTT com os eixos temáticos da 4ª CNST, Plano de ação e mobilização para os seminários setoriais, percepção dos trabalhadores sobre a PNSTT e Plano de ação e mobilização.
Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS
O atual contexto político e institucional também entra em debate, juntamente com um balanço da 3ª CNST, que aconteceu em 2005. A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, marcada para novembro de 2014, tem como tema central Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado e trabalhará com o eixo temático Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Equipe de Comunicação do CNS
Política de Promoção da Saúde e novas diretrizes para enfrentamento da epidemia de AIDS
Um dos debates realizados ontem (11) na 252ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde foi sobre balanço e perspectivas de política de saúde para renais crônicos. Rosângela da Silva Santos, Conselheira Nacional de Saúde, representante da Federação Nacional das Associações de Renais e Transplantados do Brasil, fez uma apresentação mostrando desafios impostos pelas especificidades do tratamento de doenças renais crônicas (DRC). “Para pensar em políticas de saúde para renais crônicos, é preciso compreender a doença e suas particularidade. Os profissionais desconhecem os problemas e medos dos renais crônicos e não estão preparados para lidar com eles. A oportunidade de debater esse tema em uma reunião do CNS é muito importante para que os conselheiros vejam esse segmento da população a partir de um novo olhar”.
Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS
Foi discutida também a importância da ampliação do conceito de tratamento de DRC, pensando em uma atenção integral e multidisciplinar, que agregue orientações sobre atividades físicas e auto-cuidado, avaliação nutricional, saúde bucal, entre outras áreas da saúde. Helvécio Magalhães, Secretário de Atenção à Saúde (SAS/MS) afirma: “É necessária a proposição de uma nova política de cuidado, porque a atual é centrada o respeito e nosso compromisso em relação a esse tema, e destaco a vinda de representantes de associações que são também conselheiros de saúde, o que coloca a política de atenção à saúde dos renais crônicos como pauta de construção permanente nos Conselhos de Saúde.”
Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS
Fonte: Equipe de Comunicação do CNS
Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.
10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Envie sua denúncia pelo e-mail: crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10