Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 02 de Setembro de 2013 |
Número 206
|
No início de setembro, a Lei nº 12.842/2013, que regulamenta o exercício da Medicina, conhecida como Ato Médico, entrará em vigor. Os 10 vetos aplicados à Lei pela Presidenta Dilma Rousseff foram mantidos pelo Congresso Nacional, o que garante aos profissionais de saúde exercerem suas atividades com plenitude e o direito à saúde multiprofissional aos cidadãos.
Cabe, portanto, à Frente Catarinense em Defesa da Saúde – formada por Conselhos Profissionais, associações, sindicatos, federações e instituições de ensino – esclarecer aos profissionais de saúde e à população que essa nova lei não interfere nas atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde, que têm as suas atribuições asseguradas pelas leis de exercício profissional e legislação específica.
Cada um dos profissionais de saúde tem competências, conhecimentos, habilidades e autonomia para o desenvolvimento de ações como prevenção, diagnóstico e prescrição de tratamento dentro de sua área de atuação e todos são importantes para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da população. O Sistema Único de Saúde (SUS) já trabalha com esse princípio de integralidade, a exemplo das equipes de Estratégia de Saúde da Família, que agem na atenção à saúde de forma multiprofissional e horizontal na organização do processo de trabalho em saúde.
Com a manutenção dos 10 vetos à Lei, estão
resguardados os avanços conquistados na saúde, como acesso integral à
saúde da população e o atual curso de políticas e programas do Sistema
Único de Saúde. Diante do exposto, a Frente Catarinense em Defesa da Saúde
orienta que caso ocorram interpretações equivocadas à Lei do Ato Médico e
os profissionais de saúde tiverem o seu trabalho cerceado deverão entrar
em
contato com o respectivo Conselho Profissional da sua jurisdição para
que sejam tomadas as devidas providências legais.
O
Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da
Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com a
Universidade Aberta do SUS (UNA – SUS) e a Universidade Federal de Minas
Gerais, irá ofertar a partir do dia 02 de setembro o Curso de qualificação para
uso terapêutico de tecnologias assistivas.
A iniciativa faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
– Plano Viver sem Limite, instituído em novembro de 2011 pelo Decreto 7.612 com
a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas,
programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com
deficiência.
O curso será dividido em cinco unidades de aprendizagem e tem como objetivo a qualificação de profissionais que atuam diretamente no âmbito da reabilitação e exercem ações para orientação quanto ao uso terapêutico de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência.
As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 26 de agosto. Inicialmente, serão disponibilizadas 1.000 vagas, mas existe a previsão de estender a meta para mais 2.000 vagas até 2015. O curso, que representa um investimento total de R$ 600 mil da SGTES/MS, será oferecido no formato de Educação à Distância (EAD) por meio da plataforma UNA – SUS.
Viver sem Limite
O Plano Viver sem Limite foi elaborado com a participação de mais de 15 Ministérios e está organizado em quatro eixos: acesso a educação, inclusão social, acessibilidade e atenção a saúde.
No eixo atenção a saúde, o Plano Viver sem Limite, através do Sistema Único de Saúde (SUS) propõe ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência com foco na organização de rede e atenção integral a saúde.
Nesta perspectiva, o Ministério da Saúde publicou em abril de 2012 a portaria GM/MS nº 793, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Esta normativa propõe, simultaneamente, o aprimoramento dos mecanismos de regulação, organização dos fluxos assistenciais da rede e monitoramento das ações desenvolvidas nos territórios locais, a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para atender as pessoas com deficiência. O objetivo é promover o cuidado a saúde, a prevenção e a identificação precoce de deficiências em todas as fases da vida, bem como ampliar a oferta de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e os cuidados em habilitação e reabilitação.
Inscreva-se no Curso de qualificação para uso terapêutico de tecnologias assistivas.
A iniciativa, que faz parte do Plano Viver sem Limite, será dividida em cinco unidades de aprendizagem e tem como objetivo a qualificação de profissionais que atuam diretamente no âmbito da reabilitação e exercem ações para orientação quanto ao uso terapêutico de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência.
O curso, que representa um investimento total de R$ 600 mil da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), será oferecido no formato de Educação à Distância (EAD) por meio da plataforma UNA – SUS disponibilizado em 1000 vagas.
As inscrições poderão ser feitas a
partir do dia 02 de setembro de 2013 com início imediato do curso.
Mais informações: www.unasus.gov.br
Informações: http://www.conass.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2881&catid=3&Itemid=12
3. Curta a Página do CREFITO-10 no Facebook
Fique por dentro do que ocorre nas Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
O CREFITO-10 está no facebook.
4. XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional – Florianópolis - 2013
Dia 27 de agosto o Dr. George Jung da Rosa, Coordenador do Defis do CREFITO-10 ministrou palestra aos fisioterapeutas do Hospital de Caridade, em Florianópolis, sobre Ética Profissional. Foram discutidos o Novo Código de Ética Profissional e questões sobre a assistência fisioterapêutica.
7. COFFITO reuniu-se com Coordenadora de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do INEP/MEC
Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação da Fisioterapia do COFFITO esteve reunida com a Profª. Sueli Macedo Silveira - Coordenadora de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do INEP/MEC para discutir sobre a importância do Parecer dos Conselhos Profissionais para o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior. A reunião ocorreu no dia 29/08/2013, no Allia Gran Hotel Brasília e teve como representante do CREFITO-10, a Dra. Rita de Cássia Paula Souza.
8.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?
Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.
9. CREFITO-10 no Facebook
Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .
10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Envie sua denúncia pelo e-mail: crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10