Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 4 de Março de 2013 | Número 177 |
Encerramos fevereiro com mais uma vitória em prol do reconhecimento da jornada de trinta horas semanais.
Na última semana foi publicada a sentença que reconheceu o direito dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais funcionários do Município de Schroeder à jornada de trabalho semanal máxima de trinta horas.
Agora, precisamos aguardar o prazo recursal e acompanhar o posicionamento do Município.
O CREFITO-10 seguirá na luta em busca do reconhecimento dos direitos dos profissionais.
Caro profissional;
Caso hajam restado dúvidas quanto aos procedimentos a serem adotados após a aprovação no primeiro exame de conhecimento para concessão de registro do título de especialista nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional. Abaixo segue um resumo dos procedimentos que deverão ser adotados a partir de então:
1. Os aprovados receberão do COFFITO uma comunicação, via correios, informando que os mesmos deverão contatar a associação que represente a sua especialidade. O profissional deve solicitar à associação responsável pela especialidade o certificado, apresentando para tanto RG, CPF e comprovante de residência atual (em caso de mais de uma associação, deverá optar por uma).
2. As associações cobrarão as devidas taxas, confeccionarão o certificado dentro dos parâmetros fornecidos pelo COFFITO. O certificado será enviado para Brasília, para registro no COFFITO.
3. O COFFITO registrará o certificado em livro próprio, e procederá o reconhecimento com carimbo e assinatura do certificado, que será enviado para o CREFITO da jurisdição do profissional aprovado. Será enviado um ofício informando ao profissional sobre o envio do certificado ao seu respectivo CREFITO.
4. O CREFITO registrará o recebimento do certificado e disponibilizará o mesmo para entrega ao profissional. O profissional deve entrar em contato com o seu CREFITO para a retirada do certificado após receber o ofício do COFFITO avisando do envio do mesmo.
ESPECIALIDADES E ASSOCIAÇÕES CORRESPONDENTES:
Especialidade |
Associação |
ACUPUNTURA MTC |
Associação dos
Fisioterapeutas Acupunturistas do Brasil - AFA BRASIL CEP 88330 – 363 - Balneário Camboriú – SC
Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas - SOBRAFISA E-mail:
Site: www.sobrafisa.org.br/ CEP: 12216-590 – São José dos Campos/SP |
DERMATOFUNCINAL |
Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF Telefone: (81) 34637979 Site: www.abrafidef.org.br/ Endereço: Rua Antônio Pedro de Figueiredo, 130. CEP: 51011-510 - Pina Recife / PE |
ESPORTIVA
|
Sociedade Nacional
de Fisioterapia Esportiva - SONAFE Santo André/SP |
NEUROFUNCIONAL NEO/PED/ADULTO |
Associação
Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN Endereço: Av. Princesa Isabel, 323, sala 413. CEP: 22011-010 - Copacabana / RJ
ABRADIMENE –
Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento e
Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais |
ONCOLOGIA
|
Associação
Brasileira de Fisioterapia em Oncologia- ABFO CEP: 22.270-902
Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Cancerologia - SBFC Tel.: (41) 9161
9489 CEP: 80.520.210 - Curitiba/PR |
OSTEOPATIA
|
Associação Brasileira de Fisioterapeutas Osteopatas – ABFO Site: www.abfo.fst.br Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado 815, Jardim Nª Sra. Auxiliadora. CEP: 13075-185 – Campinas / SP |
QUIROPRAXIA
|
Associação
Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas - ABRAFIQ CEP: 04048-001 - São Paulo / SP |
RESPIRATÓRIA
|
Associação Brasileira
de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva –
ASSOBRAFIR CEP: 04026-000 - São Paulo/SP
|
SAÚDE DA MULHER
|
Associação
Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher – ABRAFISM CEP: 14020-190. Ribeirão Preto – SP
|
TERAPIA INTENSIVA NEO/PED/ADULTO
|
Associação
Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia
Intensiva – ASSOBRAFIR CEP: 04026-000 - São Paulo/SP
|
TRABALHO
|
Associação
Brasileira de Fisioterapia do Trabalho - ABRAFIT Site: www.abrafit.fst.br CEP: 38200-000 – Frutal / MG
|
TRAUMATO-ORTÓPEDICA
|
Associação de
Fisioterapeutas do Brasil - AFB CEP: 01501-010 - São Paulo/SP
|
TERAPIA OCUPACIONAL |
Associação
Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais - ABRATO |
03. CREFITO-10 participou da Formatura do Curso de Terapia Ocupacional da ACE de Joinville
A Solenidade de formatura do curso de Terapia Ocupacional da Associação Catarinense de Ensino de Joinville aconteceu dia 02.03.2013, na oportunidade a Terapeuta Ocupacional Dra. Cristiane Schmeling, Presidente da Comissão de Ética da Terapia Ocupacional do CREFITO-10, representou o Presidente deste Conselho Regional.
O CREFITO-10 parabeniza aos novos profissionais, aos docentes e a Coordenadora do Curso, Terapeuta Ocupacional, Dra. Winny Costa.
Prof. Alexandre Broch, Profa. Elaine Budal, Profa. Winny Keller da Costa - Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional, Dra. Cristiane Schmeling – Representante do CREFITO-10, Profa. Katiane Kazuza Gneipel e Prof. Mario Cesar Deunisio
04. Formatura do Curso de Fisioterapia da UNIVALI Itajaí.
No dia 02 de março, aconteceu a cerimônia de Colação de Grau do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí - Univali.
O Presidente Conselho, Dr. Sandroval Francisco Torres, foi representado pelo Dr. George Jung da Rosa – Coordenador do Departamento de Fiscalização – que entregou as Licenças Temporárias de Trabalho aos novos profissionais.
O CREFITO-10 agradece à Univali cordial recepção no evento e deseja sucesso aos novos Fisioterapeutas.
|
|
05. Formatura do Curso de Fisioterapia da Furb
No dia 01 de março aconteceu a solenidade de formatura do curso de Fisioterapia da FURB em Blumenau, o CREFITO-10 parabeniza a todos os formandos.
|
|
Material orienta sobre notificação compulsória e traz informações
sobre esse tipo de adoecimento
No dia 28 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A Fundacentro aproveitou a data para lançar um vídeo para orientar os profissionais da saúde a notificarem esse tipo de adoecimento no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. “O objetivo é divulgar que existe um protocolo do Ministério da Saúde, que orienta a fazer a notificação, determinada pela Portaria 777 de 2004 e mantida pela Portaria 104 de 2011”, explica a médica sanitarista e pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno. Ela é uma das autoras do Protocolo de Complexidade Diferenciada 10 - Dor Relacionada ao Trabalho – LER/DORT, que pode ser acessado em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dor_relacionada_trabalho_ler_dort.pdf. A efetiva notificação compulsória pelo Sistema Único de Saúde permitirá ao poder público ter um quadro mais próximo da realidade sobre os casos de LER/DORT, não só da população formal de trabalhadores, mas dos informais e funcionários públicos. “As LER/DORT continuam sendo importantes do ponto de vista numérico e de geração de incapacidade, trazendo ônus para a sociedade”, avalia a médica. Os trabalhadores mais atingidos pelas LER/DORT são aqueles que realizam movimentos repetitivos e são obrigados a manter certas posturas por tempo prolongado, especialmente, em linhas de montagem, frigoríficos, teleatendimento, corte de cana, caixas. Há uma relação direta com a organização do trabalho e um desgaste psíquico, tanto relacionado com a pressão e o ritmo exigido como pelo sofrimento que a doença traz. Os principais sintomas são dor, formigamento e dormência que podem atingir mãos, punhos, braços e ombros, além de fraqueza e cansaço. Apesar de continuarem a ser as mais prevalentes dentre as doenças ocupacionais registradas, as estatísticas da Previdência Social mostram uma redução de casos de LER/DORT nos últimos anos. A pesquisadora da Fundacentro alerta que esses dados devem ser analisados de forma mais ampla e que o problema da subnotificação persiste. O vídeo da Fundacentro estará disponível a partir de hoje, 28/02, no portal da instituição, na página Vídeo Web - http://www.fundacentro.gov.br/index.asp?D=VIDEOCAST&?D=CTN&C=1615&menuAberto=1605 ou no canal do YouTube - http://www.youtube.com/fundacentrooficial. Apesar de o público alvo ser profissionais de saúde, trabalhadores em geral também podem obter informações importantes ao assisti-lo. Além de falar dos sintomas e das causas das LER/DORT, o material explica a importância do exame clínico cuidadoso e da devida notificação, para que ações de prevenção possam ser desencadeadas e os direitos dos trabalhadores sejam garantidos. |
No dia 27 de fevereiro, pacientes de doenças raras (DRs), familiares, autoridades públicas, pesquisadores, médicos, associações civis e ONGS estiveram reunidos no auditório Nereu Ramos, do Congresso Nacional, em Brasília, para promover a conscientização do público em geral e dos formadores de opinião sobre o impacto dessas doenças na sociedade.
O evento coordenado pelo deputado Romário (PSB-RJ) reuniu também parlamentares e representantes do Ministério da Saúde e personalidades públicas em defesa de políticas que apoiem pacientes de doenças raras.
Entre os convidados estava o ator Luciano Szafir, irmão de Alexandra Szafir, portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Essa é a terceira edição brasileira do Dia Internacional das Doenças Raras (último dia de fevereiro) e contou com a participação de cidadãos que lutam por políticas públicas, que ajudam a diagnosticar, tratar e apoiar pacientes de doenças raras e seus familiares.
Regulamentação
O deputado Romário defende a regulamentação da Portaria 81/09, do Ministério da Saúde, que instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica, permitindo, assim, o tratamento gratuito de pessoas portadoras de doenças raras.
O Ministério da Saúde classifica como doenças raras aquelas que afetam, no máximo, uma a cada duas mil pessoas. Cerca de 80% delas têm origem genética e muitas ainda não possuem cura conhecida. A falta de conhecimento médico e científico causa grande sofrimento às famílias, que se angustiam com a escassez de medicamentos.
Segundo a Eurodis, organização que trata das doenças raras na Europa, 6% a 8% da população mundial sofre de doenças raras. No Brasil existem de 13 a 16 milhões de pacientes diagnosticados com doenças raras, de acordo com o Censo de 2010.
Entre as 7 mil doenças já catalogadas, estão síndromes graves como Mucopolissacaridose, Síndrome de Gaucher, Esclerose Lateral Amiotrófica e Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva. Segundo o presidente da Associação Mariavitoria (Amavi), sediada em Brasília, Rogério Lima Barbosa, o número real de pacientes é bem maior, pois como essas doenças são de difícil diagnóstico, muitos vêm a óbito precocemente por falta de tratamento. “O País ainda não tem qualquer política pública que possa salvar a vida e aliviar o sofrimento desses brasileiros.”
Para Barbosa, que é pai de paciente com doença rara, há grande impacto social, econômico e afetivo não apenas sobre os pacientes, mas também sobre todos os familiares. “Na maior parte dos casos são doenças genéticas graves, que se manifestam desde o nascimento, afetando toda a vida do paciente. Por isso, é importante também que os parentes que tratam do paciente tenham algum tipo de apoio”, explica.
“Juntos podemos somar esforços e dar voz à nossa luta de igualdade. É necessário mostrar para o governo que há uma parcela da sociedade que não está sendo atendida e que precisa de apoio em tratamento”, completa o presidente da Amavi.
Exposição fotográfica
Junto com o evento, houve também a exposição fotográfica Crescer como Iguais”, que registrou crianças portadoras da doença mucopolissacaridose ao lado de artistas e celebridades como Xuxa, Ana Maria Braga, Bianca Rinaldi, Marisa Orth, Isabel Fillardis, Luciana Melo, Adriana Birolli, a socialite Gisella Amaral e o deputado Romário.
08. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?
Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com
09. CREFITO-10 no Facebook
Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .
10. 2ª. Via do Boleto da Anuidade 2013 direto no site do CREFITO-10
Na busca de tornar os processos mais rápidos e mais eficientes, o CREFITO-10 esta disponibilizando mais um serviço de forma online, a impressão da segunda via do boleto da anuidade das pessoas física e logo estaremos disponibilizando também para as pessoas jurídicas.
A funcionalidade permite 3 opções: (i) DOWNLOAD do arquivo PDF com o boleto; (ii) IMPRESSÃO (requer visualizador de PDF); (iii) envio do CÓDIGO para pagamento através de SMS.
Acesse a emissão da 2ª. Via do Boleto da Anuidade 2013 pelo site do CREFITO-10, www.crefito10.org.br, Clicando em:
1- Profissional,
2- Serviços aos Profissionais,
3- 2ª. Via Boleto Anuidade 2013
Ou se preferir direto pelo link:
http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=160
Maiores esclarecimentos quando necessários, entrar em contato com o CREFITO-10 pelo telefone 48 – 3225-3329 ou pelo email: crefito10@crefito10.org.br
Envie sua denúncia pelo e-mail: crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?
Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com
|
Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10