Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 18 de janeiro de 2010 | Número 09

 

Essa é a newsletter semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região.

 

 

1. Ministério da Saúde atende à solicitação do COFFITO e edita nova portaria para NASF

 

Fonte:http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1775&psecao=7

O Ministério da Saúde (MS) atendeu à solicitação do COFFITO e editou nova portaria relativa à atuação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). De acordo com alguns equivocados entendimentos acerca da Portaria 409/08, de 23 de julho de 2008, os fisioterapeutas encontravam-se cerceados de seu direito de trabalhar em mais de uma unidade do NASF, fato que o COFFITO jamais admitiu como correto. A Portaria 424, editada no dia 3 deste mês (03.12.09) aprimora o correto entendimento e elimina qualquer possibilidade de restrição.

Em setembro de 2009, por determinação do presidente do COFFITO, a Procuradoria Jurídica da entidade encaminhou ofício ao Ministério da Saúde solicitando providências quanto às errôneas interpretações dos dispositivos da referida Portaria MS 429/09, considerando que, segundo informações dadas ao Conselho Federal, tal posicionamento teria partido do próprio Ministério da Saúde.

O procurador jurídico do COFFITO, Dr. Hebert Chimicatti, representou a entidade em reunião do dia 23 de setembro deste ano com a Diretoria do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, do MS. Na ocasião, ratificou pedido de providências quanto ao posicionamento formal do MS para que ameaças de dispensa dos profissionais, feitas por algumas Secretarias Municipais de Saúde, fossem cessadas, evitando-se a violação dos direitos dos Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais no exercício de suas profissões junto aos NASF’s.

 

A posição adotada pelo COFFITO sustentou-se na legislação brasileira, que não contém regra que impeça os Fisioterapeutas ou Terapeutas Ocupacionais de exercerem dois cargos ou funções públicas nem proíbe contratações por dois municípios distintos para o exercício de suas respectivas profissões junto ao NASF. Isso porque a Constituição da República Federativa do Brasil autoriza acumulação de até dois cargos ou empregos públicos de profissionais de áreas regulamentadas da saúde, desde que haja compatibilidade de horários para a prestação dos referidos serviços (art. 37, XVI, c).

 

O MS, acolhendo os argumentos apresentados pelo COFFITO, editou nova Portaria que, pela sua literal interpretação, indica o fato de o mesmo Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional poder trabalhar 20 horas em um NASF e outras 20 horas em outro NASF. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, criados em janeiro de 2008 pela Portaria 154,  reúnem profissionais de diversas áreas de Saúde, como médicos, profissionais de Educação Física, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

 

Podem ser instituídos dois tipos de Núcleos de Apoio à Saúde da Família: NASF 1 e NASF 2. O NASF 1 deve ter, no mínimo, cinco profissionais de diferentes áreas e um Núcleo não pode ter dois profissionais da mesma profissão, como dois nutricionistas, por exemplo. A única exceção é para os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que têm jornada de trabalho de 30 horas, o que os tornam diferenciados em face da nova redação da Portaria. Conforme prevê a lei 8.894/94, o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional encontram-se protegidos, não lhes sendo aplicável o comando restritivo da Portaria do MS.

 

A conquista esvaziou qualquer possibilidade de impedimento do pleno e livre exercício profissional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional para atuação nos NASF’s em dois municípios, se houver compatibilidade de horários, prerrogativa válida em todo o território nacional.

 

 

2. CREFITO-10 participará de reunião do SISTEMA COFFITO / CREFITOs

 

No próximo dia 22 de janeiro, às 10 horas, na sede do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, em Brasília, acontecerá a primeira reunião do Sistema COFFITO/CREFITOs em 2010, com a presença dos Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais.

 

3. CREFITO-10 participa da Solenidade de Posse da ASSOBRAFIR

 

O CREFITO-10 esteve presente neste dia 16 de janeiro às 20 horas, em São Paulo, onde aconteceu a Solenidade de Posse da Diretoria Executiva Geral, sob a Presidência da Dra. Sara Lúcia Silveira de Menezes, Conselho Fiscal e Diretorias Executivas Regionais da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, ASSOBRAFIR – Gestão 2010-2012. A Diretora-Presidente da Regional de Santa Catarina é a Dra. Elaine Paulin, que também esteve presente na solenidade.

 

4. Mudanças nos Planos de saúde aumentam número de consultas com Terapeutas Ocupacionais

O Sistema COFFITO/CREFITOs vem acompanhando as ações da Agência Nacional de Saúde (ANS) e as mudanças propostas nos planos de saúde, especialmente no que diz respeito ao Rol de Procedimentos. A luta, atualmente, é para as consultas com Terapeutas Ocupacionais alcance o mesmo status que a Fisioterapia possui hoje.

Entre as mudanças aprovadas pela ANS está o aumento do número de consultas com Terapeutas Ocupacionais. A partir de junho poderão ser feitas 12 consultas anuais com estes profissionais. Sabe-se que não é o ideal, mas continuaremos atuando junto à ANS, para que a Terapia Ocupacional tenha o mesmo tratamento dispensado hoje à Fisioterapia, ou seja, um número ilimitado de consultas. Ainda, em respeito à Saúde Mental: caiu a limitação de 180 dias por ano para atendimento em hospital-dia. Agora deverá ser ilimitado, como alternativa à internação, para portadores de esquizofrenia e de transtorno bipolar, entre outros casos graves.

5. Aberto edital de convocação para o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde

A Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais e duração mínima de 2 (dois) anos.

A concessão de bolsas para residentes de que trata este Edital deve incluir Programas desenvolvidos nas seguintes especialidades e áreas temáticas consideradas prioritárias para financiamento: Atenção Básica/Saúde da Família, Atenção Especializada em Saúde, Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Reabilitação Física, Intensivismo, Urgência/Trauma, Alimentação e Nutrição, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Apoio Diagnóstico e Terapêutico.

Leia o Edital, na íntegra no site do CREFITO-10. Inscrições até o dia 29/01/2010.

6.  CREFITO-10 agenda nova reunião com a vigilância sanitária

Neste dia 20 de janeiro, Presidente do CREFITO-10 e DEFIS, vão reunir-se com a Vigilância Sanitária do Estado, a fim de iniciar a parceria com este órgão, o objetivo é criar ações conjuntas, que maximizem as atuações de informação, prevenção e fiscalização de cada órgão.

7. Oportunidades

Vaga de Emprego para Terapia Ocupacional - Centro Terapêutico Catarinense em Itapema, que trata de dependentes químicos está contratando com urgência profissional de Terapia Ocupacional.

Informações: (47) 3365-1402 com Roger.

Processo seletivo para provimento de vagas no quadro de pessoal da prefeitura do município de Biguaçu para profissional de Fisioterapia

http://saudepmb.fepese.ufsc.br/pages/arquivos/edital_20100112_.pdf

Concurso Público Prefeitura de Campo Erê (SC) - Inscrições até 29/01

http://www.campoere.sc.gov.br/conteudo/?item=2329&fa=1&cd=57132

Concurso Público para Fisioterapia no HU

As inscrições do Concurso Público do Hospital Universitário serão efetuadas pela internet, no endereço eletrônico: http://hu.fepese.ufsc.br  até o dia 28 de janeiro de 2010.

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10